sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Legalização das drogas

As drogas têm sido alvo de controvérsias a nível mundial, uma vez que representam perto de 8% do mercado internacional, mas maioritáriamente são associadas a algo de errado. Então como é que é possível existirem tantos consumidores de algo que é considerado um crime? Logo aqui, é possível ver que algo não está bem. 

Foram implementadas várias medidas políticas que proíbem o uso de drogas . No entanto existem algumas substâncias que são consideradas legais.

O mercado de drogas é constituído por milhões e milhões de pessoas que, ilegalmente, consomem drogas e por isso, criou-se assim um mercado ilegal mundial. Este mercado gera um fluxo de trocas e é  uma fonte de biliões de capitais monetários.
Uma ação que verdadeiramente devíamos fazer, era a de  possibilitar o acesso a informação referente aos vários tipos de drogas, em vez de ocultar, esconder e evitar o assunto, simplesmente pensando que os efeitos negativos destas são muito superiores aos quase não-existentes efeitos positivos. A verdade factual é que quando um país proíbe o uso de drogas, as taxas de infecções de doenças aumentam. 
A proibição marginaliza desnecessariamente muitas pessoas que, se não fosse isso, seriam simplesmente pessoas "normais", responsáveis e até cumpridoras às leis. 
Até ao analisar o ponto de vista económico e consequentemente social, analiso-o com uma boa/positiva perspectiva. Pois, se todo este comércio de drogas fosse legal, aconteceria um aumento económico exponencial  que seria muito positivo para a sociedade.
Eu apostaria na legalização das drogas, mas com limitações e principalmente a implementação de leis que, de certa forma, protegessem os mais vulneráveis. 

É que toda esta proibição e punição não está a resolver nada, não está a evitar o uso de drogas. Afinal, quais são os principais benefícios na legalização das drogas?  



Sem comentários:

Enviar um comentário